sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

formspring e a falta de um boteco



De um dia para o outro, tudo que as pessoas twittam agora parece ser relacionado à essa nova maldita invenção virtual: formspring. Para quem não sabe o que é – e eu sei mal e mal – vou tentar explicar: se trata de uma página virtual, onde a pessoa faz seu perfil e as pessoas podem perguntar o que quiser a elas. E elas respondem, logicamente.
Eu não me dou bem com novidades tecnológicas. Não queria o novo Orkut. Fui convidada, enquanto milhares agonizavam pedindo esse maldito Orkut novo, e eu não aceitava; o convite ficava ali, bonitinho, do lado do canto direito, sendo menosprezado por mim. Até que um dia eu entro no meu Orkut, e a página azulzinha estava mudada. Para meu desespero (que ainda existe), meu perfil se rebelou e resolveu modernizar. Eu ainda não gosto. E o meu maior vício atual – o twitter – também demorou a ser visto com bons olhos pela pessoa que aqui escreve. Enquanto minhas amigas já o conheciam e piravam, eu nem sabia da existência (e justifico de uma forma simples: não me encontrava em território nacional, e não queria perder tempo virtualmente. Tinha cidades para explorar, antes que os geeks de plantão fechem a janelinha). Atualmente, essas mesmas amigas quase não usam o twitter, enquanto eu fico atualizando a página a cada cinco minutos.

Então, por isso mesmo, eu já escrevo minha crítica avisando que eu posso mudar de ideia (sem acento agora) daqui a algum tempo. Mas, por enquanto, a minha opinião é a seguinte: que coisa inútil. Sim, eu sou uma jornalista e o que eu faço é fazer perguntas, e como eu posso odiar exatamente isso, e bla bla bla. Mas eu acho, bem, a palavra certa seria IMBECIL. Eu acho imbecil esse contato somente virtual. Primeiro, quem faz essas perguntas para você ou é seu amigo/conhecido, ou um psicopata. Desconsiderando a última opção, seus amigos não deveriam conhecer você? E, se não, caros colegas, imagino que digitar algumas linhas na web não seja a melhor maneira de fazer isso. Uma das melhores coisas, na minha opinião, no contato humano, é poder descobrir-se, e descobrir o outro. Coisa chata essa de ter tudo de bandeja, de não ter mistério. É por isso que eu levanto a bandeira: diga não ao formspring! Uma cerveja (ou suco, ou até mesmo água da pia) num boteco, com um bate papo, ainda é para mim, a melhor maneira de conhecer alguém. O formspring é, no máximo, mais uma manifestação de pequena popularidade de narcisistas. Gente, deletem seu perfil no formspring, fechem essa janela e vamos viver. Que tal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário