quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Where the Wild Things Are


Ontem, como um ótimo programa para uma terça-feira chuvosa, fui com alguns amigos no cinema, para ver Onde vivem os Monstros (em original, Where the wild things are). Com direção de Spike Jonze, o filme me surpreendeu. A verdade é que ele era a minha última escolha; queria ver Sherlock Holmes, que apesar das críticas tá com um elenco de matar, ou Avatar - porque, bom, eu sou a única pessoa que ainda não viu, eu acho. Por motivo de força maior (leia "insistência de amigos"), acabei vendo este. E saí querendo viver nele!


Spike Jonze e uma equipe de mestres (que conta com a criança mais fofa do mundo, Max Records, no papel principal de Max) conseguiu reunir efeitos especiais com um filme que realmente te faz voltar à infância. Sem forçar, sem finais felizes exagerados, sem muita moral imposta, WTWTA pode ser visto com a serenidade e falta de preocupação de uma criança. A trilha sonora, então, nem se fala! Dá vontade de se enfiar debaixo dos cobertores com uma lanterna acesa e bichinhos de pelúcia, toda vez que alguma música começa.


Eu tinha ouvido falar deste filme especialmente pela parte de dublagem dos monstrinhos, que foge um pouco do tradicional. Ao invés dos atores que fazem as vozes dos personagens ficarem num estúdio em pé, com o ar condicionado no "menos 15", eles realmente encenaram, vivem cada cena - com movimentos e quedas. Não achei que este detalhe seja perceptível, assim como o filme não é uma obra prima. Possivelmente será esquecido em alguns anos, e acho pouco provável que fãs preguem pôsteres na parede durante mais de alguns meses. Mas é impossível não reconhecer a habilidade do filme de mergulhar no universo infantil - coisa estupidamente difícil para quem vive no mundo dos adultos. Então fica a minha dica: para quem quiser voltar aos tempos dourados, não perca esse filme.

2 comentários:

  1. Queria muito ver esse filme ;_; mas sei lá, n quero pagar cinema RISOS.. não sei se vou gostar, mas ele parece 'bobinho'... do tipo... cansei de ver porradaria e complexidade, então vejo isso.

    ResponderExcluir
  2. Lindoooooo!cutest movie ever e insistencia de amigos nao, insistencia MINHA:D:D:D
    aai vc vai morder o Max e eu vou morder os montroess!(na verdade tbm vou morder ele, que criança Fofa meu deus!makes me wanna be a mom even more!)
    E quem ficou de comprar a trilha no fim?quero demais!
    Love you bucky
    xoxx

    ResponderExcluir