quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Andy Warhol na Pinacoteca







Quando eu estava em Buenos Aires no começo desse ano, quaaase que fui ver Andy Warhol, que estava em exibição no Malba (mas alguns fatores externos, como ressaca e falta de tempo, me impediram). Para a minha felicidade - e da maioria dos paulistas, imagino eu - chega à Estação Pinacoteca esta mesma mostra, no final de março (mais precisamente, dia 20) :)


O americano, que morreu de uma cirurgia na vesícula em 1987 (dois aninhos antes de eu nascer, sniff), é o mais-que-conhecido nome da Pop Art: a apropriação da cultura de massa e universo de consumo, transformada em arte. O pop art teve seu ápice nos EUA, em 1960, apesar de ter começado na Inglaterra. É da mesma época a série Death and Disaster, que também vai estar em cartaz, e aborda a violência norte-americana da época. A exposição Andy Warhol, Mr America conta com 170 obras - entre gravuras, filmes, instalações, pinturas e fotos.
De cima para baixo, da esquerda para a direita: Marilyn Monroe (1967), Self portrait (1986), Self Portrait in Drag (1980), Uncle Sam (1981)e Campbell’s Soup II: Hot Dog Bean (1969)





Andy Warhol não precisa de explicação - pelo menos, não para mim. E nesse tempo louco que passa depressa, é bom agendar sua visita à Pinacoteca: a mostra fica até 23 de maio em cartaz. Ainda tem tempo, eu sei (afinal, Brasil só funciona depois do Carnaval, Warhol não fugiu à regra), mas vale a pena se animar desde já. =]





Estação Pinacoteca - Lgo. General Osório, 66 Tel. 3335-4990
Aberta de terça a domingo, das 10 às 18h R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia). Grátis aos sábados (uhul)

Um comentário: